O Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI procede ao lançamento, na próxima Segunda-Feira, dia 8, da primeira versão da Constituição da República de Moçambique traduzida nas Línguas Changana e Emakhuwa. O acto vai ter lugar em Maputo no Hotel Cardoso, com a participação de representantes de órgãos de soberania, incluindo o Conselho Constitucional, a Assembleia da República e o Governo.
No acto do lançamento desta versão da Lei Fundamental moçambicana vão usar da palavra os respectivos tradutores, nomeadamente os Professores Doutores Bento Sitoe e Maurício Bernardo.
A iniciativa inédita da tradução da Constituição da República em línguas nacionais integra-se no programa do SEKELEKANI sobre democracia e governação, cujo objectivo geral é contribuir para uma maior participação dos cidadãos na vida da nação.
Após a sua tradução, seguir-se-á a sua disseminação naquelas duas línguas, através de diferentes plataformas de comunicação, e em parceria com diferentes instituições, incluindo a academia e confissões religiosas. A expectativa do SEKELEKANI é que um maior número de cidadãos, nomeadamente mulheres e jovens nas zonas rurais, tenham melhor conhecimento dos seus direitos fundamentais, liberdades e garantias, educando-se no seu exercício e no seu respeito.
Para mais informação, pode contactar: Nelsa Mahumane, Assistente de Comunicação. Email: nelsa.mahumane@sekelekani.org.mz. Telemóvel: 840363781.
Data: 08 de Julho de 2019
Local: Hotel Cardoso
PROGRAMA
8h30: Chegada de Representantes de Órgãos de Soberania e outros convidados de honra
9h00 : Mensagem de Boas-Vindas: Director Executivo do SEKELEKANI
9h10 : Intervenções dos Tradutores: Professores Maurício Bernardo e Bento Sitoe
9h40 : Intervenções de representantes de confissões religiosas moçambicanas
9h45: Intervenção do Presidente do SEKELEKANI, Prof. Doutor Jamisse Uilson Taimo
10h00 : Pausa cultural
10h10 : Intervenção do Presidente da Primeira Comissão Parlamentar, Dr. Edson Macuacua
10h15: Intervenção do Venerando Juiz Presidente do Conselho Constitucional
10h30: Palavras de encerramento: Diretor Executivo do SEKELEKANI